Comunidade da USP tem à disposição mais de oito mil e-books da Pearson

A Universidade de São Paulo completou, no início de dezembro, a assinatura que dá a seus alunos, professores, pesquisadores e funcionários acesso a mais de 8 mil livros-textos da Biblioteca Virtual Pearson. Esse acervo, multidisciplinar e em português, cobre todas as áreas do conhecimento. Aprovada pelo MEC, a bibliografia é formada pelos selos editoriais da própria Pearson Education (Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e selos editorias parceiros (Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia. das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e
Atheneu).

Entre as funcionalidades exclusivas da biblioteca virtual estão a possibilidade de leitura off-line, o compartilhamento de citações em redes sociais, text to speech (ferramenta de acessibilidade integrada), bem como ferramentas tradicionais de marcação de texto, páginas e anotações e listas de leitura. Na busca avançada, o usuário pode procurar textos por palavras-chave, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos, refinando sua pesquisa com filtros especiais e com foco nas obras que abordem os objetivos do seu estudo.

Na Biblioteca Virtual Pearson, os alunos também podem criar notas, destaques, marcações, a última página lida. Além disso, por ser de acesso multiusuário e ilimitado, todas as interações de um usuário com os e-books são sincronizadas em todos os dispositivos (desktop, tablets ou smartphones).

A partir de 15/03/2021 a Biblioteca Virtual da Pearson permitirá acesso individual e personalização das funcionalidades. Por enquanto, os e-mails permitidos são do domínio @usp.br. A inclusão dos demais domínios *usp.br já foi solicitada pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

1 – Conectar-se via VPN/USP

2 – Link para acesso: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20acesso/usp20

3 – Iniciar o cadastro, clicando em “Cadastrar”

4 – Na tela seguinte. digitar CPF e depois inserir demais dados conforme item 2.3, páginas 5-6 do “Manual de uso

5 – Acessar o e-mail cadastrado e confirmar a inscrição, conforme páginas 7 e 8 do “Manual de uso

6 – Acessar https://plataforma.bvirtual.com.br/, colocar e-mail e senha cadastrados e confirmados

 Saiba mais:
Manual de uso – Plataforma do aluno
Manual de uso – Aplicativo
Mini_videos_BV

Fonte: Biblioteca da FSP/USP via @aguiausp

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2021/03/16/comunidade-da-usp-tem-a-disposicao-mais-de-oito-mil-e-books-da-pearson/