ACESSO ABERTO

O Acesso Aberto – Open Access

É a disponibilização gratuita da literatura acadêmica ou científica, permitindo a qualquer usuário ler, baixar (fazer download), copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, fornecer link ou referenciar o texto integral dos documentos.

O acesso é disponibilizado pelo site do editor da publicação ou através de depósito em um repositório institucional ou temático.

O conceito de Acesso Aberto, além do acesso ao documento, também está relacionado com permissões de reutilização mais ou menos restritivas, dependendo dos direitos reservados para distribuição e arquivamento.


Os artigos científicos publicados de forma aberta recebem, em média, 8% mais citações do que os restritos. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, esse percentual de citações chega a ser 25%.



Portaria CTA nº 01/2019
– “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”

A política da Fapesp estabelece que os textos completos de artigos ou outros tipos de comunicação científica, originados de pesquisas e projetos por ela financiados, parcial ou totalmente, sejam depositados em repositório institucional de trabalhos científicos.

Então, os autores de artigos que resultem de projetos e bolsas financiados pela Fapesp deverão publicá-los em periódicos que permitam o arquivamento de uma cópia do trabalho em um repositório público. Os autores têm liberdade para usar qualquer opção – acesso aberto ou não – desde que se possa depositar a cópia da versão final do artigo em um repositório. No caso da USP, esse repositório é a BDPI – Biblioteca Digital de Produção Intelectual.

 

Como escolher o periódico para publicar o seu artigo

 


Importante: é cada vez mais frequente que os periódicos solicitem o identificador ORCID no momento da submissão do artigo.

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador único e gratuito, que armazena informações como nome do pesquisador e suas variações, escolaridade, afiliação, publicações etc., resolvendo problemas de ambiguidade no nome e facilitando o registro de informações e recuperação de produção acadêmica na Plataforma Lattes, BDPI e Bases de Dados.


Para atender a Portaria Fapesp, os autores de textos originados de pesquisas financiadas também devem observar a política de arquivamento do período, para o depósito da versão final do artigo na BDPI. Seguem algumas ferramentas de consulta das políticas de arquivamento dos periódicos:

SHERPA/RoMEO: ferramenta que permite a consulta das políticas de copyright e auto-arquivo das revistas e editoras sobre depósito das publicações em repositórios de acesso aberto.

O SHERPA/RoMEO não tem informações de todos os periódicos e, ao buscar uma revista não classificada, aparece a mensagem “This is a RoMEO ungraded journal”.

 

DOAJ – Directory of Open Access Journals: diretório on-line que indexa e fornece acesso a periódicos de qualidade, de acesso aberto e revisados por pares. É mantido pela Lund University Libraries (Suécia), e traz informações sobre licença de publicação, taxas de publicação etc.

⇒ Verificar as políticas de arquivamento nos sites das próprias revistas.

 

Qual versão deve ser depositada na BDPI?

Versão

Definição

Depósito na BDPI

PDF do Editor Versão do artigo publicado, que foi revisado por pares, editado, diagramado e paginado, totalmente formatado para publicação.

Melhor opção, desde que o editor permita o depósito.

Postprint

É o artigo que já passou pela avaliação (revisão por pares) e revisão do autor. Opção no caso de o editor não aprovar o arquivamento do PDF.
Preprint Versão de um manuscrito antes da avaliação por pares, os quais certificam ou não sua publicação formal em um periódico. O depósito não deve ser feito.

Fonte: SIBiUSP

 

Formulário para Depósito de Artigos e Trabalhos no Repositório da Produção USP

Todos os docentes, pesquisadores, alunos e funcionários da USP são estimulados a depositar uma cópia de suas publicações na BDPI. Preencha o Formulário Online para ter seus artigos, trabalhos e outras publicações disponíveis, mais visíveis e acessíveis.

 

 Apoio ao Pesquisador

A Biblioteca está à disposição para qualquer esclarecimento.

Informações mais detalhadas ou outras informações podem ser consultadas na página do SIBiUSP Apoio ao Pesquisador e, em caso de dúvida, entre em contato com o HelpDesk Acesso Aberto USP.

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/10/08/acesso-aberto/