Novidades no acervo da Biblioteca – n. 02/2018

Sociologia e história da obesidade em destaque no acervo da Biblioteca

destaque02 destaque02b

Ver sumário                      Ver sumário

Classificada como epidemia global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é o tema central de duas obras que acabam de ser integradas ao acervo da Biblioteca: As metamorfoses do gordo – história da obesidade, de Georges Vigarello, e Sociologia da obesidade, de Jean-Pierre Polain.

Na primeira, o autor apresenta o percurso histórico que mudou a percepção social positiva dos gordos, que passaram prestigiosos glutões na Idade Média a obesos tidos como risco sanitário contemporâneo. Especialista em história do corpo e diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, Vigarello analisa em profundidade esse vasto itinerário, apresentando a gênese da atual obsessão pelo corpo esguio e saudável. Nessa história, os corpos adiposos abrigam e refletem as tensões sociais, sendo para a sociedade um espelho em que as formas e peso são marcos essenciais da civilização ocidental.

Já Poulain, sociólogo, antropólogo e professor da Universitè de Toulouse II e autor de diversos estudos sobre obesidade, examina a questão por um viés amplo, que inclui abordagens do campo da saúde, sociologia, antropologia e economia. Com uma abordagem interdisciplinar, o autor traz para o debate diferentes dimensões da questão, como modos de vida, discriminações e estigmatizações que vitimam e/ou impõem normas e padrões estéticos às pessoas com sobrepeso.

 

novidades02

Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01/03 a 30/04/2018.

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2018/03/09/novidades-no-acervo-da-biblioteca-n-022018/