«

set 04 2017

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 06/2017

Medicina e contextos de exceção: histórias, tensões e continuidades

destaque06

Ver texto completo

Nono volume da coleção Medicina, saúde e história, o livro reúne reflexões acerca da produção de conhecimento e institucionalidades no campo médico e da saúde pública em contextos brasileiros de exceção política, particularmente no período da ditadura militar, vigente entre 1964 e 1980. O recorte debate dilemas e desafios de indivíduos e grupos que viveram sob as tensões do Estado de exceção, indicando estratégias, recuos e avanços no enfrentamento ao regime ditatorial e ao seu aparato repressivo, frequentemente violento com opositores.

Organizada por André Mota, Maria Gabriela S. M. C. Marinho e Ana Nemi, a obra está distribuída em nove capítulos, que representam um testemunho de uma época e, ao mesmo tempo, fornecem uma visão ampla da medicina e da saúde pública em sua complexidade tecnológica, política e institucional. Inventariando o período, o livro revela ainda como parte das instituições médicas (hospitais, universidades e Institutos Médicos Legais) ofereceu suporte às ações de agentes do Estado na repressão aos opositores, que incluíam tortura e desaparecimento de presos políticos contrários ao regime.

Entre os artigos de Medicinas e contextos de exceção, dois são assinados por docentes da Faculdade de Saúde Pública, Carlos Botazzo e Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre.

novidades02

Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01 a 30/09/2017.

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2017/09/04/novidades-no-acervo-da-biblioteca-n-062017/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>