Novidades no acervo da Biblioteca n. 03/2019

Higiene e vigilância sanitária de alimentos

Ver sumário

Referência para acadêmicos, estudantes e profissionais que atuam na área de alimentos, o livro, organizado pelos professores Pedro Manuel Leal Germano, da FSP, e Maria Izabel Simões Germano, chega à sexta edição revisada e atualizada.
Com 37 capítulos, distribuídos em mais de 800 páginas, originou-se das disciplinas oferecidas pelo professor Germano no âmbito dos programas de pós-graduação (lato e stricto sensu) da faculdade. Por isso, é um dos mais importantes registros sobre vigilância, segurança e qualidade dos alimentos, tanto no âmbito acadêmico-científico, quanto das práticas profissionais e da legislação vigente no Brasil.
Escrito pelos próprios organizadores e outros 19 autoras/es (alunos dos cursos de especialização e pós-graduação; orientandos de mestrado e doutorado; professores, pesquisadores e técnicos de diferentes órgãos, públicos e privados), Higiene e vigilância sanitária de alimentos abrange todos os aspectos da cadeia produtiva alimentar. Sob esse amplo escopo, destacam-se as discussões acerca das doenças transmissíveis por alimentos (DTA), da qualidade das matérias-primas e da segurança e educação alimentar.

Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 01/08 a 30/09/2019.

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/08/05/3053/

Alimentação e saúde: a fundamentação científica do guia alimentar para a população brasileira

O Guia Alimentar para a População Brasileira é o documento oficial do Ministério da Saúde, foi atualizado com base em pesquisas científicas e dados epidemiológicos, e traz recomendações para a alimentação adequada e saudável para a população brasileira. Além de ser disponibilizado de forma gratuita, o Guia foi elaborado em linguagem simples e formato compacto. O Guia foi elaborado também com o objetivo de servir como referência para ações de educação alimentar e nutricional, programas e políticas de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores. Portanto, não era o propósito do documento apresentar um estudo de revisão sobre o assunto, trazendo a descrição exaustiva das evidências usadas para sua elaboração, nem a grande lista de referências arroladas ao fim do documento.

Alimentação e saúde: a fundamentação científica do guia alimentar para a população brasileira, vem cumprir esta função, apresentando a fundamentação científica utilizada na elaboração do Guia e incluindo evidências publicadas posteriormente à sua publicação.

Dividida em sete capítulos, a obra, com 103 páginas e referências. explica os princípios por trás das recomendações do Guia, evidenciando que além dos mais recentes conhecimentos do campo da alimentação e nutrição foram consideradas outras dimensões da alimentação e sua interface com a saúde e o bem-estar das pessoas. Isto incluiu os campos das ciências sociais, comportamentais e do ambiente. Foram utilizados estudos experimentais, clínicos e populacionais de todas as regiões do país, de áreas urbanas e rurais e de vários estratos socioeconômicos da população.

Considerada a complexidade, os diversos determinantes das práticas alimentares e os desafios que envolvem os sistemas alimentares na atualidade, este livro faz sua contribuição aos pesquisadores interessados nos temas abordados trazendo de forma sistematizada os conhecimentos utilizados na elaboração do Guia.

Acesse:
– no Portal de Livros Abertos da USP
– na Editora Eletrônica da FSP/USP

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/07/10/alimentacao-e-saude-a-fundamentacao-cientifica-do-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira/

Ambiente, Saúde e Sustentabilidade são temas de dois novos títulos da Editora Eletrônica da FSP/USP

A série Coletânea Interfaces entre Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: construindo diálogos e atuações interdisciplinares, organizado pelas docentes da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Gabriela Marques Di Giulio e Wanda Maria Risso Günther, conta com dois números.

O primeiro, Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades, concentra-se nas interrelações entre ambiente, saúde e princípios da sustentabilidade. Aqui as coordenadoras do Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, que teve sua primeira turma em 2013, compilaram resultados de estudos e pesquisas realizados e as propostas tecnológicas e inovadoras produzidas e aplicáveis à realidade com a finalidade de contribuir para a formação profissional para atuação nos setores correspondentes.

Dividido em 12 capítulos distribuídos em três partes, o livro aborda os seguintes temas: Áreas urbanas e seus desafios; Saneamento ambiental e sistemas urbanos; Interação entre ambiente, sociedade e saúde.
Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade é o segundo livro da série e traz uma compilação de artigos que apresentam resultados de pesquisas e experiências inter e transdisciplinares realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da FSP/USP, que alcançou conceito máximo junto à Coordenação da Área de Ciências Ambientais da CAPES.

A obra parte do conceito de sustentabilidade e do compromisso firmado pela maioria dos estados membros da ONU com a Agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas a serem alcançadas até 2030. Destaca a necessidade de inovação para a mudança de comportamento requerida na sociedade em geral, governantes e empresários e as contribuições do meio acadêmico através da apresentação de práticas e ações para a implementação de processos sustentáveis.

Os trabalhos selecionados pelas organizadoras, que tem grande experiência acadêmica e profissional nos temas tratados foram distribuídos em quatro partes: desafios da gestão e gerenciamento de resíduos; recursos hídricos e governança da água; cidades: novas perspectivas para antigos dilemas e interfaces ambiente e saúde: olhares diversos.

Dada a excelência, diversidade de formação, atuação, experiência profissional e acadêmica do corpo docente e a proposta de interdisciplinaridade e intersetorialidade do programa de pós-graduação profissional, aderiram à iniciativa candidatos com formações diversas, o que enriqueceu o resultado final dos trabalhos e aproximou as organizadoras do objetivo de reexaminar os atuais modelos e processos de desenvolvimento à luz da sustentabilidade.

Os livros estão disponíveis em acesso aberto na Editora Eletrônica da FSP/USP e no Portal de Livros Abertos da USP.

Acesse!
Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades
– na Editora Eletrônica da FSP/USP: http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3332
– no Portal de Livros Abertos da USP: https://doi.org/10.11606/9788588848283

Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade
– na Editora Eletrônica da FSP/USP: http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/items/show/3421
– no Portal de Livros Abertos da USP: https://doi.org/10.11606/9788588848320

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/06/24/ambiente-saude-e-sustentabilidade-sao-temas-de-dois-novos-titulos-da-editora-eletronica-da-fsp-usp/

Campanha de Arrecadação de livros infanto-juvenis

Quer colaborar? Deixe seu livro na caixa de doações próxima ao balcão de atendimento, até o dia 28/06/2019.

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/06/11/campanha-de-arrecadacao-de-livros-infanto-juvenis/

Seminário “O Mal-Estar na Cooperação Internacional” na FSP/USP

unnamed

Estão abertas as inscrições para o Seminário “O Mal-Estar na Cooperação Internacional” que discutirá a fragilidade da cooperação internacional frente às desigualdades entre as nações separadas por riqueza e pobreza. O palestrante é o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), José Paranaguá de Santana.

O seminário é promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília e pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). A atividade integra a disciplina Saúde Internacional e Direitos Humanos, oferecida em conjunto no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília).

Durante o evento, será lançado o novo site da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde. Com layout moderno, a biblioteca virtual, mantida pelo Nethis, disponibiliza os conteúdos de maneira a facilitar a navegação do usuário. O ambiente dissemina informação confiável e de qualidade acerca dos campos científicos da bioética, da diplomacia e da saúde pública.

Data: 20/05/2019
Horário: 9h30
Local: CEAP – Sala 12 – Faculdade de Saúde Pública da USP – Av. Dr. Arnaldo, 715

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/05/02/seminario-o-mal-estar-na-cooperacao-internacional-na-fspusp/

Novidades no acervo da Biblioteca – n. 02/2019

Cem anos em Saúde Pública: a trajetória acadêmico-institucional da FSP/USP – 1918-2018

destaque02Ver texto completo

 

Em homenagem ao centenário da Faculdade de Saúde Pública (FSP), que contribuiu para a formação do campo da Saúde Pública no Estado de São Paulo, com alcance nacional e latino-americano, este livro apresenta a trajetória da instituição, do nascimento até sua atuação nos dias atuais.

A obra está estruturada em cinco capítulos, sendo o primeiro sobre a vocação da FSP na formação de profissionais preparados para liderar o desenvolvimento da saúde pública no país. Conta a história do nascimento da FSP, numa época em que inúmeras epidemias assolavam o país, começando pela superação do paradigma miasmático, substituído pelo higienismo, por meio da educação sanitária profilática.

O segundo capítulo apresenta os departamentos da FSP, narra suas origens, atores e contextualiza o desenvolvimento de pesquisas. Destaca a atuação de docentes, alguns em atividade no presente momento, as influências em políticas públicas de saúde, participações em organizações nacionais e internacionais e novos rumos em ensino e pesquisa.

O terceiro capítulo detalha a formação do Instituto de Higiene desde a Faculdade de Medicina como laboratório até a definição dos serviços técnicos, que posteriormente se tornaram os cinco departamentos da Faculdade de Saúde Pública. Além disso, descreve as atividades do ensino de graduação e pós-graduação e de cultura e extensão.

A Biblioteca e o Centro de Memória da Saúde Pública, recursos institucionais voltados à preservação da memória institucional e divulgação da informação e do conhecimento em Saúde Pública, são apresentados no quarto capítulo, do ponto de vista histórico, documentando suas origens e desenvolvimento ao longo do tempo, bem como suas funções.

Por fim são apresentados os serviços de saúde voltados à comunidade: o Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” e o Sesa – Serviço Especial de Saúde de Araraquara. Ambos desempenham importantes papéis em suas áreas de atuação e abrangência em relação ao ensino, formação, pesquisa, produção de conhecimento, gestão e inovação em saúde pública.

Escrito por várias mãos, este livro celebra os cem anos da Faculdade e é também um importante registro da história da saúde pública brasileira.

novidades02

Se preferir, veja os novos livros incorporados ao acervo em exposição no térreo da Biblioteca, de 02/05 a 30/06/2019.

Link permanente para este artigo: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2019/04/30/novidades-no-acervo-da-biblioteca-n-022019/